atualização

Casos suspeitos do novo coronavírus sobem para 73 no RS

Laíz Lacerda

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira, em uma coletiva de imprensa, que os casos suspeitos do novo coronavírus subiram para 433 no Brasil. Só no Rio Grande do Sul, o número se elevou, de 27 para 73 casos suspeitos. 

Os dados apresentados hoje foram repassados pelas Secretarias Estaduais de Saúde.  Até agora, 162 casos suspeitos de coronavírus já foram descartados em todo o Brasil, e 10 no Rio Grande do Sul. Até a tarde desta segunda-feira, além dos dois casos já confirmados em São Paulo, não há registro de nenhuma outra confirmação no país. 

Uísque e mel contra coronavírus? Veja as fake news criadas sobre a doença

O RS segue sendo o segundo Estado com mais casos suspeitos de novo coronavírus, atrás somente de São Paulo, que tem o registro de 163 casos suspeitos e dois confirmados.

Na Região Central, São Gabriel e Cruz Alta entraram na lista de casos suspeitos. Como os dados são computados até o meio-dia, Santa Maria ainda segue na lista de casos suspeitos, mesmo já tendo sido descartado pelo município.


O Rio Grande do Sul está entre os Estados que receberão 30 mil kits para que os laboratórios possam realizar o teste específico para o diagnóstico do novo coronavírus.

Segundo o ministro Luiz Henrique Mandetta, os laboratórios começarão a serem capacitados nos próximos 15 dias para terem acesso aos testes, porém só começarão a realizá-los quando estiverem no padrão de qualidade do Ministério da Saúde.

Isso acontecerá, principalmente, porque a partir de meados de abril a sazonalidade do país faz com que os vírus respiratórios ganhem sustentabilidade. 

Álcool gel é eficaz na prevenção ao coronavírus, afirma conselho

Com os Estados estando aptos em receber os kits para realização dos testes, as amostras não precisarão mais serem enviadas para o Rio de Janeiro, fazendo com que o tempo de espera do resultado diminua. 

COMO SE PREVENIR
Mandetta explicou que não há necessidade do uso de máscaras para quem não estiver com suspeita do coronavírus, mas que hábitos de higiene podem ser utilizados para se proteger até mesmo de outras Influenzas:

  • Lave as mãos com frequência, com água e sabão ou então higieniza com álcool gel 70%
  • Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos
  • Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas e fique em casa até melhorar
  • Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos e toalhas
  • Evite aglomerações e mantenha os ambientes ventilados

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Paciente com suspeita de coronavírus está em isolamento domiciliar em Cruz Alta

Próximo

Exame descarta coronavírus em paciente de Santa Maria

Saúde